Traduzir

8 de jan. de 2014

O Livreiro de Cabul - Åsne Seierstad




Por ter vivido três meses com uma família afegã, na primavera de 2002, logo após a queda do regime talibã, a jornalista norueguesa Asne Seierstad pôde produzir está narrativa incrível que mostra aspectos do país que poucos estrangeiros testemunhariam. Como ocidental, mulher e hóspede de Sultan Khan, um livreiro de Cabul, obteve o privilégio de transitar entre o universo feminino e masculino de uma sociedade islâmica fundamentalista. Preso e torturado durante o regime comunista, Sultan Khan teve sua livraria invadida e parte de seus livros queimados, mas alimentava o sonho de ver seu acervo de 10 mil volumes sobre a história e a literatura afegã transformar-se no núcleo de uma nova Biblioteca Nacional.
 Apesar da situação estável, a família do livreiro, dividia uma casa de quatro cômodos em uma cidade que se recuperava da guerra e de trágicos reflexos políticos. Os integrantes da família acostumaram-se à presença da autora sob uma burca. Assim, ela pôde observar relatos das rixas do clã; da exploração sexual das jovens viúvas que esperavam doações de alimentos das organizações de ajuda internacional e entre vários outros fatores.

Por meio de uma narrativa envolvente, Åsne Seierstad dá voz à família Khan, apresentando uma coleção de personagens comoventes que reflete as desigualdades do Afeganistão.



Bem, o livro é realmente impressionante. A autora, Åsne Seierstad, descreve o dia-a-dia da família de uma forma extremamente surpreendente. Suas informações são tão claras e bem escritas, que havia momentos em que eu podia me imaginar sentada com Sharifa e outras mulheres da rua, vendo o fim do dia e conversando sobre seus assuntos diversos (que não é pouca coisa). Mas, é um livro que eu recomendaria para maiores de 10 anos, por conter algumas informações...Meio diferentes... Bem, informações que os pequenos ainda não precisam saber! Porém, é um livro que possui desde aventura até romance! Além de ser uma leitura muito suave!

Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso blog não irá permitir comentários ofensivos. Seja educado!!

Responderemos sempre que possível!

Obrigado por deixar sua opinião!